Utilizadas quando o objetivo é explicar com maior profundidade como as pessoas se sentem ou o que pensam a respeito de determinados objetos de pesquisa, sejam eles produtos, marcas pessoas, eventos ou instituições. São pesquisa exploratórias onde busca-se conhecer o porque dos fatos. Existem várias formas e metodologias de Pesquisa Qualitativas sendo as principais:
Focus Group ou DG`s (discussão em grupo) – Grupos são selecionados de modo a representarem o público alvo da pesquisa, para a discussão do assunto objeto do estudo. A discussão acontece sob a orientação de um(a) moderador(a) que utiliza um roteiro básico previamente elaborado juntamente com o cliente, para que o trabalho atinja os seus objetivos. Para a realização deste tipo de pesquisa é necessário um ambiente especial (Sala de Quali) com espelho “one way”(visão apenas de um lado) e gravação em áudio e vídeo. Não existindo no local salas especiais, outros ambientes poderão ser adaptados.
Entrevistas em Profundidade – Quando houver dificuldades para reunir grupos (exemplo, grupo de empresários) ou quando o objeto de estudo requerer, são realizadas entrevistas individuais onde os assuntos são explorados em maior profundidade, gravadas e formatadas em relatórios diferenciados.
Home Test – Coloca-se um produto específico para ser testado e posteriormente avaliado nas residências do público alvo.
A Perfil executa todos estes tipos de pesquisas bastando consultar-nos preenchendo o formulário abaixo.